Fique por dentro: conheça os 5 principais desafios do atendimento

Os desafios do atendimento são inúmeros, uma vez que os consumidores têm sido cada vez mais exigentes em busca de uma comunicação rápida e eficaz. Se a espera é demorada, certamente o possível comprador já inicia o atendimento insatisfeito e frustrado.

Segundo o Microsoflt Dynamics Blog, 97% dos consumidores no mundo consideram que o serviço ao cliente é de extrema relevância na escolha dos produtos e serviços, bem como na lealdade com a marca. Na era da tecnologia e da internet, a exigência se torna ainda maior.

Por isso, as empresas são cada vez mais pressionadas a prover a experiência almejada pelo consumidor. E, claro, atender bem traz dificuldades que precisam ser superadas. Pensando nisso, listamos para você os principais desafios para atender bem os seus clientes. Confira. Boa leitura!

1. Prover um serviço consistentemente bom

O consumidor espera ter acesso a vários meios de atendimento, não só por telefone, mas também por redes sociais, chat, e-mail e aplicativos. Um dos primeiros desafios é a consistência em manter uma relação eficiente em todos os canais.

Portanto, as empresas devem garantir que cada experiência seja incrível. Para colocar isso em prática é necessário que os colaboradores de diferentes áreas de atendimento estejam trabalhando em equipe e em constante comunicação para conseguir a mesma qualidade no atendimento.

2. Capacitar e motivar a equipe

Não importa se a sua central de atendimento é estratégica: o sucesso sempre depende dos profissionais. Por isso, é fundamental que o time seja bem treinado em como prestar um excelente serviço, assim como no uso da ferramenta que utilizada para ajudar nesse processo.

Além disso, é importante garantir que os funcionários permaneçam motivados e bem ajustados aos valores da organização. Encorajar o espírito coletivo é tão indispensável quanto prover o treinamento adequado.

Ajustes como esses podem custar esforço e tempo, mas os benefícios conquistados são perceptíveis, aumentando a satisfação do consumidor final ao atender bem.

3. Saber utilizar o feedback dos clientes

Na maioria das vezes, o feedback deixado por clientes é feito sem atenção e às pressas. Por isso, é importante elaborar as perguntas certas, além de tornar a avaliação eficaz e simples.

Ao compreender todas as necessidades dos compradores, é possível automatizar os processos incluindo respostas às principais informações em um FAQ ou chat ou em uma URA, por exemplo. Isso certamente reduz os custos e promove um atendimento melhor ao cliente.

4. Oferecer autoajuda

Muitos consumidores preferem a facilidade de conseguir autoajuda em vez de enfrentar filas para falar com atendentes, principalmente se tratamos de atendimento telefônico.

Ninguém deseja ficar preso a um telefone aguardando mais do que poucos segundos para ser atendido. Portanto, investir em uma URA bem estruturada, em um atendimento automatizado por chat ou em uma sessão de FAQa, no website da empresa, é essencial para que os consumidores fiquem satisfeitos com a quantidade de serviços disponíveis.

5. Garantir proatividade no serviço ao cliente

Atendimento ao consumidor tradicionalmente é sempre associado à reclamações, mas não deveria ser assim. Ser proativo e procurar os clientes para saber se eles estão passando por dificuldade em que a empresa poderia auxiliar é um grande diferencial. Iniciativas como essa podem ter um grande impacto na imagem do negócio e em como o cliente avaliará o atendimento, além de gerar fidelidade à marca.

Muitas organizações acabam cortando os custos a fim de conseguir mais lucros, além de pegar atalhos para cumprir as exigências dos clientes. No entanto, na maioria das vezes, esse ganho a curto prazo acaba representando uma perda bem maior futuramente.

Investir dinheiro e tempo para que todos os profissionais compreendam as necessidades dos clientes, bem como a importância de atender bem, é fundamental para obter sucesso no futuro.

Então, conhecendo alguns dos desafios do atendimento, você consegue obter resultados mais satisfatórios. Busque sempre tornar o cliente um indicador do seu negócio. Invista em motivação da equipe, capacitação, otimização do atendimento e em tecnologias de automatização, buscando superar os obstáculos para atender com qualidade.

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