Conheça as 4 principais vantagens do planejamento de TI!

O planejamento de TI é uma estratégia primordial para agilizar os processos dentro de uma empresa, com ganhos em diversos setores. 

Com ele, o seu negócio pode obter mais produtividade, sem falar na redução dos custos e no aumento da segurança e da mobilidade. Mas, para isso, é preciso seguir alguns passos, como mostraremos no post a seguir. 

O que é e como fazer um planejamento de TI? 

A primeira tarefa para realizar um bom planejamento de TI é conhecer minuciosamente todos os processos da sua empresa. Faça um levantamento do sistema e das demandas de todos os setores e veja quais são os gargalos da produção. 

Depois, defina os objetivos por meio de reuniões com os responsáveis pelos diferentes segmentos, estabelecendo metas a curto, médio e longo prazo. Após as mudanças, como no suporte técnico, infraestrutura e mobilidade, conheça o mercado a sua volta e faça uma pesquisa sobre os concorrentes. 

Vale ressaltar que um bom planejamento de TI exige um mapeamento das soluções disponíveis em sua realidade orçamentária, o que vai abrir diversos leques, como a oportunidade para a terceirização de alguns serviços, reduzindo custos e aumentando a produtividade. 

Acompanhe sempre as métricas, fique de olho nos números apresentados pelos indicadores e envolva toda a empresa no planejamento.

Quais são as suas vantagens?

Agora que você já aprendeu as dar esse importante passo, vamos apresentar 4 vantagens da organização de seu negócio: 

1. Auxilia a empresa no alcance dos seus objetivos 

O primeiro item é básico. Afinal, um planejamento em TI tem como meta alcançar os objetivos pré-estabelecidos para serem alcançados em um determinado prazo. 

Dessa maneira, há um auxílio eficaz por meio do acompanhamento de tudo o que deve ser feito, das responsabilidades exercidas por cada colaborador e dos avanços obtidos ao longo do tempo. 

Assim, a sua companhia poderá montar um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), viabilizando os objetivos corporativos. 

2. Otimiza a alocação dos recursos tecnológicos

Um devido planejamento de TI contribui ainda para a otimização dos recursos tecnológicos, ou seja, há uma considerável redução dos custos operacionais.

Dessa forma, nota-se uma diminuição nas falhas e também nos desperdícios, pontos fundamentais para o ganho de competitividade. 

Ao otimizar a tecnologia, você tem um controle mais adequado do estoque e da gestão das pessoas, auxiliando em outro ponto primordial: o monitoramento dos clientes. 

3. Explicita riscos 

Que empresa não quer evitar investimento em um momento inoportuno? Ou aplicar em ações quando o mercado estiver propício? São questões que podem ser colocadas em prática pelo planejamento de TI. 

Afinal, ao estabelecer metas e estratégias, por meio de uma boa análise de mercado, a sua companhia pode detectar possíveis riscos no caminho. 

Com isso, perdas são evitadas, mantendo tanto o capital de giro quanto uma possível reserva para futuras aplicações mais rentáveis.

Além disso, o planejamento propõe meios para contornar determinados riscos assumidos. Isso porque todo empresário, por mais cauteloso que seja, sempre está diante de situações extremas. 

4. Simplifica fluxos 

A simplificação dos processos, como a automação de todos os setores por meio de um software de gestão integrada, acelera o ritmo corporativo e traz ganhos na competitividade. 

A clareza se torna uma premissa e contribui para aumentar o índice de acertos nas tomadas de decisão, ou seja, a produtividade aumenta e o tempo é melhor aproveitado: tudo graças ao planejamento de TI. 

E você, faz planejamento de TI em sua empresa? Gostou do nosso post? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais?

Deixe uma resposta