5 tendências do mercado Telecom para 2018

A telecomunicação tem passado por uma verdadeira revolução e vem sendo cada vez mais utilizada nas empresas. Por isso, as diversas tendências do mercado Telecom para este ano de 2018 são grandes trunfos e indicam uma mudança de paradigma nas organizações e também nas relações sociais.

É fundamental que o mundo corporativo esteja atento a essas novas tecnologias que impactam os negócios e trazem benefícios. Isso porque é praticamente impossível sobreviver nos dias de hoje sem criar canais diretos com os clientes e deixar de aderir às novas formas de integração dos vários setores da empresa.

Ficou interessado e quer revolucionar o seu negócio, mantendo a sua organização competitiva no mercado? Então, conheça 5 tendências do mercado Telecom que selecionamos para você.

1. Telefonia digital

O VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet) e a telefonia IP são tecnologias capazes de transformar uma chamada de telefone em sinais digitais para que ela possa ser transmitida pela internet. Tal ação faz com que a troca de informações seja facilitada, além de reduzir custos para a empresa.

A telefonia digital proporciona diversas vantagens. Entre elas: conferências; ligações; videochamadas gratuitas; envio de mensagens de texto; reencaminhamento de chamadas; compartilhamento de dados, entre outras.

Desse modo, torna-se possível realizar reuniões com clientes sem a necessidade de deslocamento, além de aumentar a produtividade e ter um contato mais fácil com filiais e matrizes.

2. Mobilidade na comunicação

A redução das distâncias que as tecnologias digitais proporcionam aumenta a possibilidade de propagar a mobilidade e de ofertar serviços direcionados para essa ação.

Tal afirmação fica visível quando analisamos os dados do IBGE, os quais afirmam que os smartphones estão presentes em 80% das residências. Além disso, o levantamento aponta que 29,6 milhões de casas têm acesso à internet.

Diante disso, podemos ver que há muita facilidade em acessar conteúdos, inclusive imagens, textos e vídeos. Portanto, é quase um imperativo que as empresas estejam presentes no ambiente digital e utilizem sistemas que facilitem o acesso aos serviços e produtos pelos clientes.

3. Softwares de comunicação e colaboração em nuvem

É importante que se entenda que os tempos são de produtividade, sem muita restrição de localização e de espaços físicos. Por isso, a nuvem deve se transformar no único modo de interação completa entre colaboradores e clientes.

Além de oferecer a possibilidade de acessar dados e executar diferentes tarefas pela internet sem precisar de aplicativos, esse “escritório virtual” também acaba eliminando muitos custos para a empresa. Os serviços na nuvem são importantes para unir a comunicação e oferecer ferramentas de colaboração efetiva, em tempo real.

4. Internet das coisas

Essa é uma promessa que certamente é a maior revolução desde o momento em que a internet foi criada: transformar o modo como interagimos com o mundo ao nosso redor. Neste ano de 2018, a aposta é que haja a consolidação de dispositivos conectados, extrapolando, assim, o uso de celulares e computadores.

Casas, roupas, carros, entre outros objetos que usamos serão conectados à internet. No entanto, essa tecnologia não se resume apenas a produtos como esses, mas abrange uma maior conectividade em manufatura, serviço etc.. Nos próximos meses, muitas empresas poderão incorporar sensores em equipamentos, torres, veículos, melhorando o desempenho geral dos negócios.

5. Expansão das redes 4G

A expansão das redes 4G vai contar com a tecnologia avançada de satélites a fim de ampliar a infraestrutura de conexão. Após a chegada da geração HTS (High Throughtput Satellite), o custo-benefício de fazer uso dessa tecnologia passou a ser bem mais vantajoso, além de utilizar o aumento da capacidade dos sinais para ter um maior alcance de redes e de pessoas atingidas pela conectividade.

Para as organizações terem sucesso e garantirem competitividade no mercado, é imprescindível que elas abracem a transformação digital de processos de negócios o mais rápido possível. Nesse sentido, a empresa que utilizar as novas tendências do mercado Telecom vai conquistar o público com convergência e rapidez, além de ficar um passo à frente da concorrência.

E aí, o que achou deste post? Gostou? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas atualizações por lá!

Deixe uma resposta